Reclamações ligadas ao sistema financeiro lideram o ranking de atendimentos no Procon de Uberaba. A informação é do coordenador do órgão, Sebastião Severino Rosa, que aponta o cartão de crédito como sendo o principal problema enfrentado pelo consumidor. “Dentre estas reclamações, além do cartão de crédito, exigências ligadas à empréstimos e taxas bancárias somam 40% do total de atendimentos que o Procon realiza”, explica o coordenador, que contabiliza cerca de 250 atendimentos por semana feitos pelo órgão. Outro problema que têm sido alvo de constantes reclamações, ainda segundo Sebastião, é a questão dos serviços de telefonia móvel e fixa, que está no segundo lugar dessa lista. “O consumidor tem enfrentado nesse setor, algumas sobretaxas, ou falta de esclarecimento na prestação de serviços, o que depois acaba gerando desentendimentos entre ele e a operadora”. Crédito consignado. O coordenador falou que o crédito consignado também tem gerado dor de cabeça aos consumidores, principalmente quando este é aposentado. “Como é um tipo de crédito com menos burocracia e que as taxas são menores, infelizmente alguns estabelecimentos aproveitam o momento para embutir outros serviços, onde as taxas são maiores, como o cartão de crédito, por exemplo”, conta.