Com fila extensa, o Cartório Eleitoral de Uberaba registrou mais de mil atendimentos na quarta-feira (8), último dia para a regularização eleitoral antes das eleições deste ano. Conforme registro do Jornal da Manhã, a fila dobrava o quarteirão que liga a rua Lauro Borges com a rua Arthur Machado e quase atingiu o cruzamento com a avenida Presidente Vargas.
Segundo o chefe do cartório, Alexandre Petermann, foram mais de 820 eleitores atendidos nos guichês. “Esse é o número de pessoas com senha. Muitas precisavam apenas da reimpressão do título e da emissão da guia de multa. Nessas situações, atendemos sem senha e resolvemos na fila mesmo. Devemos ter atendido quase 1.000”, afirma.
Fila do Cartório Eleitoral quase chegou à avenida Presidente Vargas (Foto/Jornal da Manhã)
O prazo para emissão do primeiro título de eleitor, alteração ou para a regularização do documento expirou. A partir de agora, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das eleições deste ano e só será reaberto depois do pleito em outubro.
“A partir de hoje, só emitimos segunda via do título, certidões e guias para pagamento de multas. Serviços que puderem ser realizados presencialmente ou no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, afirma.
Fila do Cartório Eleitoral quase chegou à avenida Presidente Vargas (Foto/Jornal da Manhã)
Fila do Cartório Eleitoral quase chegou à avenida Presidente Vargas (Foto/Jornal da Manhã)
Dessa forma, também terminou o prazo para transferência de domicílio.
Aqueles eleitores que não justificarem a falta no dia da eleição estão sujeitos a sanção. A multa tem o valor de R$3,51 por turno de eleição em que o eleitor não votou e nem justificou a não participação. Os cidadãos podem consultar seus débitos e emitir boletos pela Internet para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.