As 35 paróquias da Arquidiocese iniciaram as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos, que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém
Domingo de Ramos abriu as celebrações da Semana Santa dos católicos, que é encerrada no Sábado de Aleluia (Foto/Jairo Chagas)
A Semana Santa é o momento central da liturgia católica e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
As 35 paróquias da Arquidiocese iniciaram as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos, que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, como símbolo de humildade.
Para esta terça-feira (4) está programada a Procissão do Encontro, realizada por várias paróquias. Trata-se de uma celebração litúrgica de muita piedade, que o povo católico muito aprecia durante a Semana Santa. É o momento que marca o encontro de Maria com o Filho, a caminho do Calvário.
É a passagem em que os cristãos meditam sobre o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus, de reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte na Cruz.
Nesta quarta-feira (5), algumas paróquias vão celebrar missa e via sacra, que consiste em 14 estações que retratam os sofrimentos conhecidos como a Paixão de Nosso Senhor, desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Essa meditação teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção à Paixão. Ao longo da Semana Santa, em diversas ocasiões é celebrada a via-sacra.
Nesta quarta-feira, às 19h, acontecerá a Missa da Unidade, que celebra a instituição do sacerdócio e ocorre a bênção dos Santos Óleos, usados por toda paróquia na imposição dos Sacramentos (Batismo, Eucaristia, Crisma, Penitência, Matrimônio, Ordem, Unção dos Enfermos).
Na quinta-feira (6) acontecerá a Cerimônia do Lava-pés, quando o presidente da celebração lava os pés de doze pessoas que representam os doze Apóstolos. Essa Missa lembra ainda a instituição da Eucaristia, quando Jesus se fez pão e vinho para a salvação da humanidade. Logo após, as paróquias realizam a adoração do Santíssimo Sacramento, que costuma ser por toda a noite.
Na sexta-feira (7), não há celebração de missas na Igreja Católica. Às 15h, as paróquias realizam a leitura da Paixão. Algumas delas são seguidas de encenação e procissão do Senhor Morto.
No sábado (8) de Aleluia, a Igreja Católica realiza a solene Celebração da Vigília Pascal, Bênção do Fogo Novo e Proclamação da Páscoa. Na ocasião, é lembrada a Páscoa dos Hebreus e, posteriormente, a Páscoa Cristã, com a ressurreição de Cristo.
No domingo (9), dia de celebração da Páscoa, serão realizadas missas em memória à ressurreição de Jesus Cristo.