Grupo da CDL de Uberaba na Convenção Nacional do Comércio Lojista em Camboriú (Foto/Divulgação)
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) participou da Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Balneário de Camboriú (SC). O evento esteve focado no papel do varejo em tempos de transformação digital, mudanças no comportamento do consumidor e da importância do movimento lojista, formado pelas CDLs, Federações Estaduais e a Confederação Nacional.
De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, no momento o setor conta com duas mil CDLs presentes em todos os Estados, com mais de 500 mil empresas associadas e 1,4 milhão de pontos de vendas. “O movimento lojista é muito forte!”, argumenta.
“A adoção de soluções tecnológicas no varejo tem transformado as operações em lojas físicas e centros de distribuição”, de acordo com o dirigente lojista. E esse foi um dos principais assuntos debatidos na convenção, acrescentou. “Trouxemos várias ideias novas para serem apresentadas para o nosso quadro de associados para que possam incrementar o desempenho de suas vendas”, disse.
Estudos apresentados na convenção apontam que varejistas que inovam e integram efetivamente seus canais aumentam suas vendas em até 20% e melhoram a retenção de clientes em 30%. E mais: Até 2025, 75% dos varejistas que implementarem tecnologias digitais terão um aumento significativo na eficiência operacional e na satisfação do consumidor.
“A integração de diferentes canais de venda, do uso de tecnologias como inteligência artificial e do pagamento digital proporciona maior experiência de compra ágil, eficiente e fluida”, diz o presidente da CDL.
Outra novidade abordada na convenção foram as duplicatas escriturais, ou eletrônicas, aprovadas recentemente pelo Banco Central. A duplicata eletrônica pode ser usada como garantia em operações de crédito e permite que as empresas obtenham recursos financeiros mais rapidamente e com melhores condições.
Outro tema abordado na convenção foi o impacto das redes sociais no varejo, sobre a influência das plataformas digitais na relação entre empresas e consumidores. Conforme Fernando Xavier, em um cenário em que as redes sociais estão profundamente integradas ao cotidiano dos consumidores, as empresas precisam estar atentas às oportunidades de negócios oferecidas por essas plataformas.
O WhatsApp desempenha um papel fundamental no Brasil como uma ferramenta de relacionamento e atendimento. “São mais de 147 milhões de usuários no país. O Whats se consolida como um canal de vendas essencial, que oferece uma linha direta de comunicação entre as marcas e seus consumidores”, finalizou.