Levantamento da autarquia aponta aumento de 25% no consumo de água durante o sábado, o que causa stress no sistema
A Codau anunciou que manterá os Centros de Reservação de Uberaba fechados durante a tarde de sábado (30) e segunda-feira (2), como estratégia para equilibrar o nível de abastecimento de água. O horário de fechamento continua das 13h às 17h, assim como foi feito durante a semana.
O alto consumo historicamente registrado no sábado é uma das razões para realizar a suspensão de distribuição neste dia 30, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. “Este planejamento é para que haja um abastecimento equilibrado, atendendo a todos os moradores, principalmente aqueles que residem nas regiões mais altas dos bairros e mais distantes dos reservatórios. As altas temperaturas previstas para amanhã e começo da semana aceleram o consumo, o que reduz a pressão da água nas redes. Sendo assim, o fechamento é uma medida tecnicamente eficaz para normalizar o abastecimento”, ressaltou.
Entre os dias 26 e 28 desta semana, a Codau realizou o fechamento de todos os 11 Centros de Reservação, por 4 horas durante o período vespertino. O monitoramento deles é feito on line e o sistema indica o nível das reservas de cada Centro, o que permite a tomada de decisões em tempo real. José Waldir ressalta que essas manobras de engenharia podem ser alteradas na medida que o consumo diminuir o ritmo. “Por isso, adotar medidas de economia em casa são fundamentais, necessárias e devem ser incorporadas por todos para enfrentar a estiagem. A colaboração ajudará o abastecimento voltar à sua normalidade.”
Hoje o cálculo do consumo em Uberaba registra um índice 25% superior comparado aos períodos normais. Este percentual equivale a 70 mil pessoas a mais consumido água na cidade.
O sistema de transposição do rio Claro, acionado desde o dia 12 de setembro, está trazendo 500 litros de água por segundo, para aumentar assim o volume do rio Uberaba, para abastecimento da cidade.