Chico Xavier e Silvio Santos no programa “Cidade contra Cidade” (Foto/Reprodução)
No final da década de 1960, Uberaba foi destaque em rede nacional, representada por um de seus maiores símbolos, o médium Chico Xavier. Nesse dia, além de levar o nome da cidade para os lares brasileiros que assistiam ao programa "Cidade contra Cidade", Chico esteve ao lado de um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos.
O convite teria sido feito por José Pedro de Freitas, diretor da Rádio Tupi, e pelo repórter Saulo Gomes, a quem Chico havia concedido uma entrevista pouco tempo antes, em 1968. O programa promovia competições entre moradores de duas cidades, geralmente pequenas, que disputavam gincanas diversas, valendo pontos.
Os desafios podiam envolver conhecimentos gerais, talentos, beleza feminina, doações para a cidade rival, crianças, ou figuras curiosas dos municípios. A cidade que acumulasse mais pontos vencia a disputa e ganhava uma ambulância como prêmio.
Na vez da Terra do Zebu, os desafios incluíam a apresentação de uma personalidade "fora de série", mostrar um costume da cidade no quadro musical, um filho da terra de expressão nacional e internacional, arrecadação de livros, e um jovem local que, numa redoma de vidro inviolável, acertasse nomes de músicas pelo fone de ouvido. O objetivo de Chico Xavier era garantir um veículo equipado para atender às necessidades da população carente de Uberaba.
Segundo relatos, a logística foi organizada pelo então prefeito João Guido, que providenciou ônibus para a torcida e os participantes, além das refeições. O 4º Batalhão foi responsável pelo recolhimento e transporte dos livros arrecadados. O objetivo foi alcançado, e Uberaba venceu a cidade de São José do Rio Preto (SP), que teria recorrido posteriormente.
Confira o momento: