Carroça puxada por cavalo (Foto/Divulgação)
Após quatro meses, o início da chipagem de cavalos e animais de grande porte ainda não avançou além da etapa de identificação dos carroceiros. O projeto da Prefeitura de Uberaba foi anunciado em julho de 2023 e tinha previsão de início no final daquele mesmo mês. Até o momento, foram identificados 67 carroceiros.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) informou que o objetivo agora é dar continuidade ao levantamento e, em seguida, dialogar com os tutores que utilizam a força de trabalho desses animais. “Buscamos conscientizar quanto necessidade da chipagem destes animais e estar orientando sobre os cuidados que são necessários e assim garantir o seu bem-estar", pontua a Semam.
A pasta pontua ainda que o procedimento de implantação dos chips será realizada pela superintendência do Bem Estar Animal. "Já temos um leitor eletrônico e mais de 80 chips para serem implantados a princípio nos equinos e, posteriormente, em outros animais, como gado, muitas vezes apreendido vagando pelas ruas e recolhido no Horto Municipal", destacou o titular da Semam à Rádio JM, ainda em julho deste ano.
É válido citar que, somente no primeiro semestre de 2023, 16 equinos foram recolhidos. Isso representa 60% do total recolhido em no ano de 2022, quando o Departamento de Posturas e Transportes Especializados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apreendeu 27 animais.