Mês teve granizo, enxurradas e variações bruscas de temperatura, segundo dados do Inmet
(Foto/Divulgação)
O mês de outubro registrou 137 milímetros de chuva em Uberaba, volume 2,2% acima da média histórica de 134 milímetros para o período, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da leve alta, o mês foi marcado por fortes variações de temperatura e dias de baixa umidade relativa do ar.
Segundo o Inmet, choveu em nove dias ao longo do mês, sendo 31 de outubro o mais intenso, com 55 milímetros registrados e ocorrência de granizo e enxurradas em alguns pontos da cidade.
As temperaturas oscilaram de 11,7 °C, a mínima registrada no dia 20, a 37,1 °C, a máxima observada no dia 7. A umidade do ar permaneceu crítica em vários momentos, ficando abaixo de 30% em 13 dias.
A climatologista Wanda Prata explicou que o calor observado em outubro resultou dos oceanos aquecidos e das altas e baixas pressões associadas ao chamado “trenzinho de ondas” da região tropical. Segundo ela, o clima mais ameno do fim do mês não teve origem em massas polares, mas em sistemas de alta pressão.
Para novembro, a previsão é de chuvas mais intensas sobre Uberaba. O fenômeno La Niña continua atuando, o que deve manter as temperaturas elevadas ao longo das próximas semanas.