Em abril, o índice de precipitação foi pouco mais da metade dos 94,90 milímetros previstos para Uberaba. Já em maio, até agora, não caiu uma gota de água no Município. Os dados são do Boletim de Precipitação produzido mensalmente pela Secretaria do Agronegócio (Sagri).
De acordo com o documento, em abril, choveu apenas 49,12 milímetros no Município. O total é 48% a menos dos 94,90 milímetros registrados de média histórica para o período.
Segundo o boletim, a maior precipitação foi verificada na Comunidade da Palestina, com 118 milímetros. Das 27 estações espalhadas por Uberaba, apenas quatro registram índice acima da média climatológica de 94,90 milímetros.
Já na Serraria, região próxima ao rio Grande, foi onde menos choveu em Uberaba, no mês passado, com apenas 4,40 milímetros de precipitação.
Em nove dias de maio, de acordo com o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, geógrafo Matheus Alves, não foi registrada precipitação alguma no município de Uberaba. A previsão é de 49,60 milímetros para maio. Completando o trimestre, o dirigente informou que para junho estão previstos 21,90 mm e para julho, tão somente 9,60 milímetros de chuvas em Uberaba.
Matheus Alves ressaltou que o referido período representa a transição entre as estações úmida e seca na região central do Brasil, quando, geralmente, a confiabilidade das previsões é reduzida. Além disso, ele acrescentou que, para este começo do trimestre, não está descartada a ocorrência de chuvas intensas.