FECHADO

Cine Teatro Vera Cruz deve permanecer fechado para reforma elétrica

Rafaella Massa
Publicado em 13/05/2023 às 16:52
Compartilhar
O teatro foi fechado de forma preventiva (Foto/Anna Castelo Branco)

O teatro foi fechado de forma preventiva (Foto/Anna Castelo Branco)

Fechado para apresentações desde março de 2022, o Cine Teatro Vera Cruz ainda aguarda verba para avançar nos reparos que devem ser realizados na parte elétrica, além de outras correções pontuais como troca de cadeiras, pinturas e parte hidráulica. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, há propostas de parceria público-privada para o local.

Ao Jornal da Manhã, Cássio Facury afirma que o teatro foi fechado de forma preventiva. No local, foi feito um levantamento das correções necessárias na parte elétrica, vinculada ao som e iluminação. “Nós estamos fazendo agora a justificativa para compra do material e aguardando um orçamento específico para isso. O Vera [Cruz] não está com risco. E é por isso que nós fechamos, é só a parte elétrica para evitar algum acidente, a gente achou por bem, mais seguro interditá-lo para usar até fazer essas obras”, afirma. 

A última apresentação no local aconteceu no dia 24 de março de 2022, encerrando as atividades do Cine Teatro. Em seguida, deu-se início a um levantamento geral do que seria preciso para a reabertura. Segundo  Cássio, um instituto começou a fazer o levantamento, porém, acabou desistindo no meio do caminho. 

“Nós estamos terminando o custo agora, porque o Instituto Pedra, que pegou para fazer o levantamento, abortou no meio do caminho. Não tem nenhuma informação do por que eles não quiseram fazer e abandonaram o projeto. Agora nós estamos fazendo por nós mesmos. Toda a estrutura que nós temos que substituir, nós estamos fazendo o levantamento com engenheiro da Fundação Cultural, junto com o departamento Patrimônio Histórico”, explica Facury.

O projeto conta com a substituição das cadeiras e carpetes, pintura completa, manutenção da parte hidráulica dos banheiros, entre outros pontos a serem contemplados no prédio. O presidente da FCU alega que o prédio conta com uma proposta de Parceria Público Privada (PPP) para ocupação junto com a fundação, para desonerar os cofres públicos. 

“Está sendo ofertado em duas situações. Nós vamos anexar ele no Estado, através da Secult, buscando recursos do estado para fazer esses restauros aí, tanto da parte elétrica, quanto da parte de som, de iluminação e também as cadeiras. São muitas cadeiras e o que tem custo mais alto, inclusive, também são o patrimônio histórico tombado. A gente precisa ter esse levantamento minucioso para a substituição de todas as cadeiras, que são em torno de 950 a 960”, analisa.

Ainda segundo o Executivo, a meta da Fundação Cultural é priorizar o Cine Teatro Vera Cruz no orçamento para 2024. Facury afirma que, atualmente, o foco da Fundação é o Memorial Chico Xavier, de forma a trazer a verba captada para a execução da reforma no local. 

A última reforma no prédio histórico aconteceu em 2017, também pela Fundação Cultural de Uberaba, com a aprovação do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). À época, foram realizadas as trocas de telhas francesas semelhantes às já existentes, mantendo as características originais da instalação, além da recomposição de placas laminadas do forro com proteção antichama, no segundo pavimento da plateia. Também foi realizada a limpeza e reforma de tubulação, calhas e rufos, para eliminar infiltrações.

As obras foram feitas por meio de verba do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), através das arrecadações do programa ICMS Cultural.

Inaugurado em 1948, o Cine Teatro Vera Cruz era um dos quatro empreendimentos da Companhia Cinematográfica São Luiz, que contava também com os cines São Luiz, Metrópole e Royal. O espaço foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2006. A capacidade é para mais de 900 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por