A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU) convida a população para a reinauguração do Circo do Povo nesta sexta-feira (20), às 15h, na Avenida Bittencourt Leon de Oliveira, nº 531, no bairro Residencial Isabel do Nascimento.
Após a reinauguração, o primeiro espetáculo do Circo do Povo será apresentado neste sábado (21), às 19h, com capacidade para receber 450 pessoas. Ressaltando que todos os espetáculos são totalmente gratuitos para a população.
“Com muito orgulho reinauguramos o Circo do Povo, com uma nova lona, esse que é um dos projetos culturais mais importantes de Uberaba. Resistência cultural há 41 anos, o Circo do Povo, idealizado por Antônio Carlos Marques e Beethoven Luís Resende Teixeira, continua vivo e cumprindo seu papel de levar arte e cultura para toda a cidade, promovendo um ambiente inclusivo, onde cada criança tem a oportunidade de descobrir suas potencialidades, independentemente de suas condições socioeconômicas”, enfatizou o diretor do Circo do Povo em Uberaba, Anderson Ued.
A nova estrutura conta também com aulas de acrobacia, malabarismo, tecido aéreo, trapézio e lira, além de ser palco para diversas manifestações artísticas como teatro, música, dança, capoeira e arte urbana.
“Para a comunidade de Uberaba, o Circo do Povo representa muito mais do que um espaço de diversão. Ele é um refúgio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e social que, muitas vezes, não estariam acessíveis de outra forma. Ao promover o engajamento dessas crianças em atividades artísticas, o projeto contribui para a redução da evasão escolar, a diminuição da violência e o aumento da autoestima”, complementou Ued.
Circo do Povo de Uberaba é equipamento cultural itinerante, inaugurado em 1983, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba.