GEOFOOD

Circuito Gastronômico terá 60 concorrentes na edição deste ano

De todos os participantes, 20 estarão no festival nos dias 21 e 22 de setembro, ao final do circuito, que acontece no período de 21 de agosto a 20 de setembro

Rafaella Massa
Publicado em 02/07/2024 às 10:50Atualizado em 02/07/2024 às 18:29
Compartilhar

Para 2024, o Circuito Gastronômico e Cultural contará com 60 empreendimentos do ramo alimentício na disputa nas categorias dos melhores pratos de Uberaba. Serão 30 dias de concurso, em que cada estabelecimento oferecerá um prato principal, montado com a orientação de um chef especialista, financiado pelo Sebrae Uberaba e pela Prefeitura Municipal.

Os competidores também terão apoio na administração de seus negócios, oferecido pelo Sebrae, conforme revelou a analista Daiana Rodrigues durante entrevista à Rádio JM. Ela também revelou que o objetivo é trabalhar com a maior parte dos estabelecimentos. “Além de participar do circuito gastronômico, eles também vão receber de forma gratuita um check-up de finanças e uma consultoria sobre redução de desperdícios na cozinha”, afirmou.

Este trabalho de instrução deve começar a partir do dia 8 de julho, próxima segunda-feira, e o chef estará envolvido na criação dos pratos principais. 

Os 40 restaurantes que estão participando pela primeira vez não terão nenhuma despesa para participar do Circuito. No entanto, apenas 20 irão para os dois dias de evento do Festival Gastronômico, sendo 17 restaurantes que já participaram em outras edições e três novatos.

Novamente, a população poderá participar ativamente por meio do voto. Porém, Maria Aparecida Basílio, diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, antecipou que haverá também juízes especializados, inclusive de fora de Uberaba.

Neste ano, o Circuito contará com a novidade do GeoFood, uma plataforma internacional de Territórios Geoparque. Aparecida Basílio explica que os bares e restaurantes participantes assinarão um termo que garante o cumprimento das normas de manejo de alimentos.

“O que é o GeoFood? É uma certificação que tem na sua essência a valorização da comunidade local e dos produtos endógenos, garantindo que cada prato tenha pelo menos 50% de produtos endógenos, daquilo que é produzido no próprio território. Fomenta a compra local, a agricultura familiar e toda a cadeia”, ressaltou Basílio sobre o selo.

Inicialmente, a premiação será em forma de troféu. No entanto, Daiana explica que alguns pontos do evento ainda estão em fase de fechamento, incluindo esse aspecto. O Circuito começa em 21 de agosto e vai até 20 de setembro, enquanto o Festival acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro. “No festival deste ano, não traremos nenhum artista de fora, somente artistas locais. A curadoria será feita pela Fundação Cultural”, contou a diretora de turismo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por