Mutirão de empregos no Cras do Tutunas, no ano passado, atraiu mais de 150 pessoas (Foto/Divulgação/PMU)
Em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (5), a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, revelou que será realizado, em julho, um evento de integração das famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). A ação, chamada de “Circuito Julino”, substitui o suspenso “Integra Cras”, após questionamentos do Legislativo sobre o recurso empenhado.
Marcado para o dia 3 de dezembro de 2022, com o intuito de fortalecer vínculos familiares e comunitários, o "Integra Cras" foi alvo de críticas depois da divulgação do preço de R$ 21.280 para a compra de 1,2 mil canecas. A vereadora Rochelle Gutierrez protocolou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) representação questionando o empenho da verba. “Esse valor daria para comprar cerca de 276 cestas básicas. A fome não espera, não dá para ficar brincando com isso”, alegou a parlamentar em suas redes sociais.
Por isso, a prefeita Elisa Araújo determinou a suspensão do evento e ordenou que outra modalidade fosse estudada.
A decisão agora é por realizar o “Circuito Julino”, em cada um dos oito centros ativos na cidade de Uberaba. “Não é mais uma junção, é um circuito com as famílias para o fortalecimento de vínculos, algumas ações que vamos arrumar em cada uma das unidades", disse a chefe da pasta.
Atualmente, funcionam os Cras dos bairros Abadia, Boa Vista, Elza Amuí, Morumbi, Chica Ferreira, 2.000, Recanto da Terra e Pq dos Gameleiras 2. A secretária adiantou em entrevista que a licitação de reforma e ampliação da unidade no Girassóis deve ser realizada em janeiro e, mesmo com a obra não finalizada em julho, o novo Cras estará na lista do circuito.
“Vamos montar a estrutura lá para colocar as pessoas, agregando ao projeto de fortalecimento de vínculos. Mesmo que não esteja pronta a obra. Vamos chamar as famílias para esse entendimento do Centro de Referência”, anunciou Gicele.
Os Cras atuam no acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social. As ações são em torno da orientação, cuidados e capacitação desta faixa da população para a abertura de novas oportunidades. A título de exemplo, no final do ano passado, 41 pessoas atendidas pelo Cras se formaram em um curso de corte/costura e cabeleireiro.