Atividade reuniu mais de 30 participantes e percorreu locais como a antiga Santa Casa, UTC e Mercado Municipal
(Foto/Divulgação)
A 13ª edição do Circuito Viva o Centro levou mais de 30 pessoas a um passeio guiado por edificações históricas do centro de Uberaba, no último sábado (1º). Criado em 2022, o projeto tem como objetivo aproximar a população do patrimônio cultural da cidade, revelando curiosidades e fatos sobre imóveis e logradouros que marcam a história local.
O trajeto teve início na antiga Santa Casa de Misericórdia de Uberaba, que voltou a ser aberta ao público pelo HC-UFTM na última terça-feira (28), após 44 anos fechada. Em seguida, o grupo visitou o Uberaba Tênis Clube (UTC), o Asilo Santo Antônio, a Capela e Museu Nossa Senhora das Dores e o campus de Medicina da UFTM, com direito a visitas internas. O percurso foi encerrado no Mercado Municipal, ícone do cotidiano e da arquitetura uberabense.
O projeto é realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Arquivo Público, a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).
A próxima edição do Circuito está marcada para o dia 13 de dezembro, com roteiro ainda a ser definido.
O Viva o Centro Uberaba integra o programa Cidade Presente, desenvolvido em cooperação entre o Ministério das Cidades e o governo da Alemanha, por meio da agência GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). Uberaba foi um dos seis municípios selecionados entre 170 candidatos para participar da iniciativa, que busca requalificar áreas centrais como polos turísticos, culturais e de habitação.