OUTRA VEZ

“Circuito Viva o Centro” retoma passeios pelo patrimônio histórico de Uberaba neste sábado

Publicado em 04/08/2025 às 20:53
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A Prefeitura de Uberaba retoma, no segundo semestre de 2025, o projeto Circuito Viva o Centro — uma caminhada guiada pelas ruas do centro histórico da cidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Fundação Cultural (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

Realizado desde 2022, o circuito oferece uma imersão ao passado de Uberaba, revelando curiosidades e fatos marcantes sobre os imóveis antigos e as ruas históricas da cidade. A proposta é despertar o olhar para a importância do patrimônio cultural na construção da identidade local.

A edição de agosto, neste sábado, dia 9, integra a programação oficial da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). A Jornada destaca ações voltadas à preservação da diversidade cultural mineira, à valorização da história local e ao potencial turístico dos municípios — caso do “Circuito Viva o Centro”.

O ponto de partida será a Praça Rui Barbosa, às 9h, com trajeto passando pela Rua Vigário Silva e pela Rua Padre Jerônimo até o Campus 1 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) — prédio que já abrigou uma cadeia pública. O passeio continua pelo Mercado Municipal, Praça Manoel Terra e Igreja Santa Rita, atual Museu de Arte Sacra. Na sequência, o grupo percorre a Rua Alaor Prata, onde estão a Biblioteca Municipal e o Geossítio Santa Rita, seguindo para a Igreja São Domingos, Praça do Grupo Brasil e, por fim, Praça da Liberdade Zumbi dos Palmares, com conexão à Rua Artur Machado.

A secretária de Planejamento, Isabella Soares Nascimento, ressaltou que o projeto contribui para valorizar e aproximar a população da história da cidade, além de incentivar o turismo cultural. “Esse trajeto é todo feito a pé. Então, com isso, a gente vai percebendo que é possível resgatar o hábito de ir ao Centro. Ao mesmo o tempo, vai ampliar o conhecimento da história dessa área central, dessa área que é de quando Uberaba nasceu, bem como o entendimento que agora nós somos Geoparque, que isso é um campo muito maior”, relatou.

O projeto “Viva o Centro” faz parte da iniciativa Cidade Presente, uma cooperação entre Brasil (Ministério das Cidades) e Alemanha, por meio da agência de consultoria Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Uberaba foi um dos seis municípios selecionados, entre 170 candidatos, para participar dessa iniciativa, voltada à requalificação da região central como um polo turístico, cultural e de habitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por