Edição teria sido uma das mais concorridas (Foto/Divulgação PMU)
Mais de 50 participantes se reuniram para o segundo Circuito Viva o Centro Solidário (7º do projeto original), que aconteceu no último sábado (11). Eles visitaram prédios históricos e a própria Praça Rui Barbosa. O evento é uma parceria da Secretaria de Planejamento (Seplan), Fundação Cultural, Arquivo Público e Secretaria de Desenvolvimento Social. Esta edição contou ainda com o apoio da Câmara Municipal e da Secretaria de Defesa Social, que abriram o Paço Municipal e o prédio do antigo Jockey Club de Uberaba aos visitantes.
A secretária da Seplan, Isabella Nascimento, avaliou que essa foi uma das mais concorridas edições com a presença de estudantes e professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade de Uberaba e de outras instituições. “Além de cidadãos que foram conhecer um pouco dessa área central e da importância na configuração arquitetônica da cidade”, disse.
Uma das inovações foi a participação de membros da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), com deficiência visual, que tiveram experiências sensoriais. “Isso foi muito importante e para as próximas edições vamos ampliar essa participação, inclusive buscando guias que descrevam melhor os lugares para eles”, salientou.
Ao final, foram sorteados quatro livros, sendo duas edições de "O Poder Legislativo através do tempo", doadas pela Câmara Municipal, e dois exemplares do livro "Arquivo Público de Uberaba e suas preciosidades", cedidos pelo Arquivo Público de Uberaba. Foram ganhadores Júlio Barbosa de Oliveira, Jéssica Alves Balduíno, Geraldo Henrique da Silva e Madalena Sordiano.
Os visitantes foram conduzidos nessa viagem histórica e arquitetônica pelo historiador Luiz Henrique Cellurale e o superintendente José Resende Filho, ambos do Arquivo Público, acompanhados pelas equipes da Seplan e do servidor Herval Kobayachi, da Seds, que recebeu os donativos.
O Circuito faz parte das ações do Projeto Cidade Presente – Viva o Centro de repovoamento, requalificação e restauração da área central de Uberaba.