Em 2018, a cobertura vacinal em Uberaba chegou a 74,46%, e no ano passado chegou a 68,24% (Foto/iStock/Reprodução)
Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam pequena recuperação na cobertura vacinal em Uberaba. Mas os números ainda estão abaixo do resultado apurado em 2018, quando a cobertura vacinal no município chegou a 74,46%.
A região do Triângulo Mineiro organizou o início da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente, buscando aumentar as coberturas, que vêm caindo nos últimos anos. Em Minas Gerais, a Campanha ocorre de 21 de outubro a 4 de novembro, e conta com diferentes estratégias de mobilização da população, especialmente parcerias com escolas e instituições de ensino, para alcançar o público alvo de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
Em Uberaba, no ano de 2019, a cobertura caiu para 68,53%, houve pequena recuperação em 2020, chegando a 70,47%. Em 2021, experimentou nova queda, atingindo 64,07%. Em 2022, houve pequena recuperação e chegou a 68,24%.
A referência técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Thaís Barbosa, explica que os profissionais de Saúde municipais foram treinados para utilizar a nova estratégia de microplanejamento, que viabiliza maior conhecimento do público de interesse para a vacinação. Segundo ela, “primeiramente, eles analisam a situação de saúde, identificando vulnerabilidades, população alvo e quem são os não vacinados, para então desenvolver estratégias e planejar ações direcionadas para este público, a fim de alcançar um resultado mais eficaz nessa campanha”.
Em Uberaba, durante a campanha de vacinação, serão disponibilizados 17 tipos de vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano, Influenza e contra a Covid-19.