A constante redução de volume do rio Uberaba, provocada pela seca intensa que atinge o município, levou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas a colocar em operação, neste domingo (25), mais um conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. Agora são dois motores elétricos e mais dois motores movidos a diesel que estão bombeando cerca de 500 litros/segundo de água para complementar a vazão do rio Uberaba, a principal fonte de captação de água da cidade. O sistema está ligado desde o dia 05 de julho quando foi acionado o primeiro motor elétrico.
Leia também: Alto consumo neste domingo leva Codau a fechar reservatórios mais cedo, a partir das 17h, em Uberaba
“A Codau está trabalhando para garantir que a água chegue até cada imóvel de Uberaba. Estamos enfrentando uma seca muito severa. Todas as respostas técnicas estão sendo adotadas para garantir a continuidade do abastecimento. Mas o alerta se eleva neste momento em que os recursos disponíveis para aumentar a vazão do rio Uberaba chegam ao seu limite”, frisou o presidente da Codau, Rui Ramos.
O apelo continua para que a população reduza o consumo de água, adote ações imediatas de economia e elimine o desperdício. A Codau reforça a necessidade de manter uma caixa d’água de mil litros, no mínimo, em cada residência. Esta é a capacidade ideal para uma família de até 5 pessoas passar com tranquilidade o período de 24 horas.