Falta de chuva em Uberaba deixa a população preocupada em relação ao abastecimento de água na cidade. São mais de 100 dias de tempo totalmente seco, sem sinais de chuva. No entanto, o rio Uberaba desde o domingo (05) conta com o sistema de transposição do rio Claro, segundo informações do Codau.
O Jornal da Manhã já havia noticiado na sexta-feira (3) que depois de concluídas as obras do sistema, foi feito o primeiro teste nos equipamentos. As bombas para captação da água do rio Claro foram instaladas na estação Tiguapira e desde o domingo o sistema está levando a água para o ribeirão do mesmo nome, que deságua no rio Uberaba.
A partir dessa semana, a vazão do rio Uberaba será complementada pelo rio Claro. No primeiro momento foram acionados os três motores, porém haverá alternância entre dois conjuntos de motos-bombas. Um deles deve trabalhar 24 horas por dia até que ocorra a normalização.
Previsão. A possibilidade de chuva divide opinião dos meteorologistas. O mais cogitado entre especialistas é que chova na região somente na segunda quinzena de setembro.