Desperdício ainda não é passível de multa, apesar do alto consumo de água (Foto/Leitor JM)
Decreto que multa a população em caso de desperdício de água está em análise após prejuízo no abastecimento deste fim de semana. Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Codau, Rui Ramos, afirma que os rios Uberaba e Claro “estão quase sem água”.
Durante o programa Pingo do J, o presidente da autarquia enfatizou que deve levar de 2 a 3 dias para recuperar a capacidade de distribuição dos reservatórios. No entanto, Ramos enfatiza que sem a contribuição da população por meio da economia de água, o objetivo não será possível.
“Hoje, inclusive eu vindo para cá, eu tive que parar em dois lugares. Chamar atenção é de pessoas que estavam lavando calçada. Eu lamento que isso ocorra, mas penso que vai ser necessário para que as pessoas tenham consciência”, ressalta.
Veja também: Transtorno das queimadas: bairros ficam sem água após incêndio na região da transposição
Entre sexta-feira (13) de madrugada até sábado (14) ao meio-dia o sistema de transposição do rio Claro ficou sem energia, após novos incêndios que comprometeram a linha da Cemig, responsável por alimentar o sistema de transposição, deixando-o sem energia.
A concessionária de energia levou 30 horas para solucionar o problema, de forma que os dois motores elétricos mais potentes da transposição ficaram inoperantes. Por consequência, a vazão de captação do Rio Uberaba baixou quase pela metade da capacidade de tratamento.