Assinatura da Ordem de Serviço ocorreu durante evento ontem na sede da Codau, no Praça Uberaba Shopping (Foto/Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo e o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho, assinaram a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos do Plano Diretor de Águas Pluviais de Uberaba. A empresa vencedora da licitação, a KFZ Engenharia e Consultoria, fará o diagnóstico de problemas existentes de drenagem em toda a zona urbana do município e na faixa de expansão imobiliária. Trata-se de uma área de mais de 390 mil quilômetros quadrados.
Os estudos farão o diagnóstico da situação atual e o prognóstico dos futuros obstáculos que possam surgir na gestão de macro e microdrenagem no município, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, assim como a definição de soluções mais adequadas de drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza, tratamentos e fiscalizações preventivas nas redes existentes. O valor do contrato é de R$990 mil, com prazo de 12 meses para a entrega dos resultados.
Serão contemplados os cenários para a implantação das obras, o gerenciamento da drenagem, a educação ambiental e outras medidas não estruturais. As soluções contidas no Plano Diretor envolverão a Prefeitura e a Codau, os responsáveis pela gestão de infraestrutura, além da sociedade civil.
“Para traçar as definições, a empresa responsável pela formatação do Plano adotará metodologia de simulações hidrológicas e hidráulicas, por meio de modelos matemáticos, do escoamento de diversos cursos d’água relevantes existentes nas sete principais bacias hidrográficas de drenagem na cidade, bem como nas outras 38 que estão localizadas na área de transição urbana de Uberaba. O plano nos apontará a deficiência de drenagem pluvial na cidade e as soluções para o seu desenvolvimento sustentável”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
Também serão contemplados estudos sobre vazões e volumes máximos de chuvas, localização dos pontos críticos, as condições de escoamento existentes e as necessárias. A metodologia envolve levantamentos planialtimétricos e cadastrais, sondagens, ensaios de infiltração e permeabilidade em solos, atualização da Equação de Chuvas Intensas de Uberaba e haverá capacitação técnica em drenagem urbana entre outros itens. No final dos trabalhos ainda está prevista uma audiência pública para a apresentação dos documentos.
“O Plano é importante para a qualidade de vida da população, além de ampliar o desenvolvimento da cidade, pois a macro e microdrenagem interferem diretamente no planejamento urbano, seja no zoneamento do uso e ocupação do solo, até na manutenção dos serviços relacionados à drenagem urbana”, explicou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
Assinaram a Ordem de Serviço a prefeita, o presidente da Codau e o engenheiro Gabriel Meira, representante da empresa vencedora da licitação – KFZ Engenharia e Consultoria.