Poço profundo está em perfuração no Centro de Reservação no Uberaba I (Foto/Divulgação Codau)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) programa o início dos testes de vazão do novo poço profundo tubular do Centro de Reservação 11, no conj. Uberaba I, a partir desta sexta-feira (9).
Trata-se da fase do desenvolvimento do poço. Os testes fornecerão dados técnicos importantes sobre o dimensionamento da capacidade de produção de água. Eles determinam os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero e são informações que também farão parte do pedido de outorga junto aos órgãos ambientais do Estado.
O trabalho consistirá no bombeamento da água do poço, com o auxílio de bombas submersas. O processo envolve várias fases que medirão os níveis e a vazão da água e, caso não ocorra nenhuma intercorrência, será finalizado no domingo à noite, dia 11.
A água expelida para a superfície ainda é imprópria para o consumo e o seu descarte ocorrerá na rua Lino Litério Macedo, na lateral do reservatório. Uma faixa será fixada na grade do Centro de Reservação para avisar os moradores do entorno sobre os trabalhos.
A perfuração do poço foi concluída em outubro e alcançou uma profundidade de 572 metros. A descida do revestimento com a tubulação de aço, que é o encamisamento do poço, também já foi finalizada. A expectativa de início de operação do poço profundo é para o primeiro semestre de 2024.