Ao todo serão 3.500 metros de rede pluvial em PEAD, em diâmetros que variam entre 600 mm a 1500 mm (Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, inicia nesta semana as obras de drenagem pluvial no Residencial Maria Alice, que beneficiará também o Jardim Eldorado I e II. Serão investidos R$15 milhões para solucionar o déficit desse sistema de captação água da chuva nas localidades.
A implantação será executada pela Codau. Ao todo serão 3.500 metros de rede pluvial em PEAD, em diâmetros que variam entre 600 mm a 1500 mm. Estão previstas também 128 bocas de lobo duplas e outras 45 caixas de passagens, dispositivos essenciais para a captação das enxurradas.
“O nosso planejamento é que em até seis meses a obra seja concluída. Teremos que vencer a declividade do terreno, possivelmente um solo rochoso e dias de chuva. Mas a equipe da Companhia tem boa experiência e haverá o empenho para entregar o mais rápido possível todo este sistema de drenagem, que irá beneficiar cerca de 3.500 moradores dos dois bairros” explicou o presidente da Codau, Rui Ramos.
As principais vias que receberão as galerias pluviais são: Av. Ubirajara Pedro da Cruz e as ruas 7, Amábile P. Franco, Américo Justino Peres, Edson Dias, Amadeu Beaghetto Júnior, Anderson Luiz Amaral e Samuel Costa do Espírito Santo. A obra, que é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público, será iniciada pela área verde do Residencial Maria Alice, onde haverá um dissipador de energia de drenagem para evitar futuras erosões na região.