A captação de água do Aquífero Guarani é uma alternativa que reforça o abastecimento sem comprometer a capacidade de tratamento
Um poço profundo está em fase de implantação na região do Valim de Melo e entra em operação ainda este ano (Foto/Reprodução)
Codau anuncia planos para a perfuração de novos poços profundos tubulares para captar água do Aquífero Guarani em dois Centros de Reservação. Ao programa Pingo do J dessa quarta-feira (2), o presidente da autarquia, Rui Ramos, afirmou que a previsão é que ambos sejam entregues até junho ou julho do ano que vem.
Confira também: Reservatórios ficarão fechados até 2h de quinta
À Rádio JM, Rui revela que a Codau está em processo de perfuração de mais um poço profundo e outros dois devem entrar em processo licitatório. “Então, a gente precisa colocar esses três poços novos em funcionamento antes da próxima estiagem. Um poço desse leva entre seis e oito meses para perfurar. Um já está em execução, acredito que até o final do ano ele já entre em operação, já ajuda”, pontua o presidente da autarquia.
A expectativa é de que entre novembro e dezembro as novas licitações estejam prontas para o início das obras em breve, de forma que até o meio do ano de 2025 ambos estejam finalizados. Além disso, não está descartada a implantação de novos centros de reservação.
“Nosso pessoal técnico entende que, a princípio, a nossa capacidade de reservação está bastante razoável hoje. Logicamente, a gente precisa ter mais produção de água, mas a gente vai concluir, e se houver necessidade, a gente vai fazer mais algum reservatório sim”, informa.
Os novos poços serão nos CRs 15 e 16, na região sul de Uberaba, e devem ter entre 500 e 600 metros de profundidade.
Ramos explica que, graças ao aumento de 25% na reservação, a Companhia tem conseguido enfrentar a seca sem que haja colapso total do sistema hídrico. A cidade já está há quase seis meses sem chuvas significativas, com previsão de precipitação para a segunda semana de outubro. Dessa forma, a Codau tem praticado o fechamento de reservatórios ao longo do dia e a reabertura no período da noite.