QUE FASE

Codau reabre reservatórios às 19h e novo fechamento dependerá do nível de reservação

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 08/10/2024 às 21:19
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) comunicou a abertura dos reservatórios às 19h desta terça-feira (8).  Os reservatórios ficarão abertos até o nível de estoque chegar a um ponto considerado crítico.

“Às 19h desta terça-feira (8), todos os reservatórios foram abertos. O índice de armazenamento neste horário chegou a 53,1%. Eles ficaram fechados, para recuperação dos níveis de reservação, por um período de 12 horas, entre 7h da manhã até às 19h de hoje. A medida seguiu o Plano de Contingenciamento da Seca”, diz a nota.

O “Fechamento Emergencial” adotado segue o objetivo de alcançar o maior nível de reservação possível, para que a água entre nas tubulações com pressão adequada e chegue em todos os bairros o mais rápido possível.   E com a seca intensa, a vazão do rio Uberaba está reduzida e a produção de água também. Assim, é preciso de um tempo maior para que haja a recomposição mínima dos níveis dos reservatórios.

A seca provoca intensa redução hídrica tanto no rio Uberaba, quanto no rio Claro, que apoia no abastecimento da cidade.  Esta terça-feira começou com uma vazão muito baixa na estação de captação: menos de 700 litros/segundo. O mínimo necessário para a cidade é de 1.200 litros/segundo.

A Codau alerta: cuide em primeiro lugar das reservas de sua caixa d’água. Nesta seca, não descuide e economize. Assim, uma caixa de 1000 litros é suficiente para 24 horas de consumo para uma família de até cinco pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por