(Foto/Divulgação)
A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) comunicou a abertura dos reservatórios às 19h desta terça-feira (8). Os reservatórios ficarão abertos até o nível de estoque chegar a um ponto considerado crítico.
“Às 19h desta terça-feira (8), todos os reservatórios foram abertos. O índice de armazenamento neste horário chegou a 53,1%. Eles ficaram fechados, para recuperação dos níveis de reservação, por um período de 12 horas, entre 7h da manhã até às 19h de hoje. A medida seguiu o Plano de Contingenciamento da Seca”, diz a nota.
O “Fechamento Emergencial” adotado segue o objetivo de alcançar o maior nível de reservação possível, para que a água entre nas tubulações com pressão adequada e chegue em todos os bairros o mais rápido possível. E com a seca intensa, a vazão do rio Uberaba está reduzida e a produção de água também. Assim, é preciso de um tempo maior para que haja a recomposição mínima dos níveis dos reservatórios.
A seca provoca intensa redução hídrica tanto no rio Uberaba, quanto no rio Claro, que apoia no abastecimento da cidade. Esta terça-feira começou com uma vazão muito baixa na estação de captação: menos de 700 litros/segundo. O mínimo necessário para a cidade é de 1.200 litros/segundo.
A Codau alerta: cuide em primeiro lugar das reservas de sua caixa d’água. Nesta seca, não descuide e economize. Assim, uma caixa de 1000 litros é suficiente para 24 horas de consumo para uma família de até cinco pessoas.