Novo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Uberaba tem 21.195 casos suspeitos de dengue e 2.403 casos confirmados. Foram registrados sete óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que há quatro óbitos em investigação.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que está revisando o banco de dados do boletim de dengue. O objetivo é eliminar possíveis casos em duplicidade e acréscimo dos resultados de exames complementares, que ficaram prontos após os 60 dias preconizados pela legislação.
A Vigilância Epidemiológica diz que trabalha os dados obtidos pelas notificações compulsórias a fim de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Ainda conforme a Vigilância, nesse rumo ocorrem alterações constantes no número de notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Em relação à febre chikungunya, são 396 casos prováveis da doença e 388 confirmados, com quatro mortes registradas. Sobre o Zika vírus, há um caso provável da doença no município.
Minas Gerais registrou 1.696.680 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 1.212.608 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 946 óbitos confirmados por dengue no estado e 535 estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 159.334 casos prováveis da doença, dos quais 133.666 foram confirmados. Até o momento, 98 óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 31 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 218 casos prováveis. Foram confirmados 44 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.