TECNOLOGIA

Com implantação no Mirante, as duas UPAs já usam a telemedicina em Uberaba

Tecnologia é usada para agilizar os atendimentos de menor gravidade nas Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba

Publicado em 29/04/2025 às 19:36
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O atendimento é feito por videochamada, onde o médico conversa com o paciente por meio de um monitor, em uma central preparada para tal (Foto/Divulgação)

A telemedicina passou a ser disponibilizada também na UPA do Mirante, onde os pacientes agora contam com a tecnologia e a facilidade de comunicação para agilizar a assistência prestada pelas duas Unidades de Pronto Atendimento. Desde outubro, a modalidade já era oferecida na UPA São Benedito.

É o que informa o diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Guglielmi Ramos. A SEU é a entidade responsável pela gestão das UPAs e implanta esta novidade nas demais unidades de saúde sob sua gestão.

O objetivo, segundo Ramos, é “fazer com que os médicos possam prestar a assistência e interagir com os pacientes de uma forma mais ágil, por meio de um procedimento bem prático: o paciente chega à unidade, passa pela classificação de risco e, em seguida, desde que esteja sem sintomas graves, é orientado e a ele é dada a opção do atendimento por telemedicina”.

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, complementa que a telemedicina está sendo implantada pela gestora das UPAs, pautada pelo planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. “É uma modalidade de atendimento, prevista pelo município, que visa a agilidade e eficácia no atendimento aos pacientes.”

Dentro da necessidade de quem procura a UPA sem gravidade, a telemedicina ajuda muito. O médico da telemedicina conversa com o paciente por intermédio de videochamada e está concentrado e focado nesse tipo de atendimento, usando monitor eletrônico, dentro de uma central de teleatendimento montada exclusivamente para esta finalidade.

Na visão da gerente assistencial das UPAs, Cristina Ranuzi, “a telemedicina traz agilidade para o atendimento, principalmente, nos momentos de pico. Mas, por ser uma novidade nas unidades, pode gerar dúvida e receio por parte dos usuários. Por isso, é importante ressaltar que o atendimento em telemedicina é realizado pelo médico. E, se necessário, o médico vai prescrever medicamentos na unidade, vai solicitar exames complementares e fornecer orientações, como acontece no atendimento presencial”, frisou.

Além de tudo, o diretor Frederico Ramos lembra o apoio presencial constante de profissionais de Saúde das UPAs aos pacientes durante o atendimento por telemedicina. “Próximo do paciente estará sempre um profissional de saúde, para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir”, pontuou.

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