Obras da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba estão a pleno vapor. A expectativa é que a ZPE esteja em funcionamento já no segundo semestre e, para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem discutido com a Receita Federal sobre o alfandegamento.
A ZPE é uma área delimitada dentro do território do município de Uberaba, com características especiais e incentivos fiscais, destinada à realização de atividades industriais voltadas para a produção de bens a serem exportados. É um modelo de desenvolvimento econômico que busca estimular a produção e o comércio exterior, oferecendo vantagens competitivas às empresas que se instalam na região.
ZPE em Uberaba (Arquivo)
Depois de anos travada, ZPE finalmente está saindo do papel em Uberaba, e a FertMinas, empresa especializada em aditivos para fertilizantes, já projeta o empenho de R$30 milhões de instalação nas dependências do espaço.
Tendo como objetivo principal atrair investimentos estrangeiros, promover a geração de empregos e impulsionar o crescimento econômico da região, a ZPE está no radar da gestão municipal, como uma de suas principais bandeiras. Vale ressaltar que para que empresas possam se instalar na ZPE é preciso a aprovação não só do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério da Economia, mas também da Superintendência Regional da Receita Federal do Estado de Minas Gerais que trata do alfandegamento da área, o que só pode ocorrer após o término das etapas das obras.
A previsão é que a 2ª etapa das obras seja concluída no segundo semestre de 2023. Ainda nesta etapa há previsão de conclusão de parte do arruamento da ZPE. A empresa também é responsável por fazer a primeira parte do arruamento da ZPE. O projeto integral prevê 61 lotes, distribuídos em três ruas principais, porém, apenas uma via será aberta no momento para a liberação imediata de dez lotes. A empreiteira deverá fazer toda a infraestrutura do primeiro trecho, com a implantação também das redes de água, esgoto, energia e drenagem pluvial.
ZPE em Uberaba (Arquivo)
A primeira etapa da obra foi concluída no dia 1º de agosto de 2022. Quanto ao processo de alfandegamento junto à Receita Federal, a conclusão está prevista para agosto de 2023.