Uberaba se aproxima dos 400 mil habitantes e alcança a 7ª posição entre os maiores municípios de Minas Gerais. Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quarta-feira (28), apontam 337.846 moradores na cidade, o que representa um aumento de 14% desde o último Censo, feito em 2010.
Por ano, o crescimento populacional em Uberaba foi de 1,11%, o que é considerado significativo, de acordo com o coordenador regional do IBGE, Marshal Marangoni. “A gente tinha 295 mil habitantes em 2010, então, foi um crescimento bem considerável. Só que quando a gente olha a quantidade de domicílios, percebemos que esta cresceu muito mais que a quantidade de habitantes. As famílias estão bem menores”, pondera.
Leia também: Uberaba tem a 81ª maior população do Brasil
Ainda sobre os domicílios, o coordenador informa que Uberaba tem 152.131 imóveis particulares ocupados de forma permanente, 352 de uso coletivo, contabilizando albergues, hotéis, hostels, etc., além de 73 moradias improvisadas. A média é de 2,64 moradores por residência.
Também foram contabilizados 17.012 domicílios vagos e 7.766 imóveis de uso ocasional, que corresponde aos estudantes e trabalhadores com base familiar em outra cidade, além de fazendas e casas de veraneio. Segundo Marshal Marangoni, o crescimento de Uberaba segue o panorama do estado e do país. “Realmente, vai haver um crescimento grande na quantidade de domicílios, as cidades vão se expandir territorialmente, mas a população vai andar em um ritmo de crescimento mais lento, cada vez mais”, finaliza.
Devido à pandemia e à dificuldade de finalização, o período de pesquisa durou até abril deste ano. É válido lembrar que o IBGE ainda deve divulgar dados relacionados a faixa etária, renda per capta, gênero, entre outros, futuramente, de acordo com um calendário pré-estabelecido e que deve ser informado em breve.