LAVOURA

Começa neste mês a colheita de mais de oito mil hectares de trigo do cerrado em Uberaba

Publicado em 15/07/2023 às 17:11
Compartilhar

No município foram plantados 6 mil hectares de trigo sequeiro e mais 2,1 mil de cultura irrigada (Foto/Reprodução)

Até o final deste mês, tem início, em Uberaba, a colheita das lavouras de trigo do cerrado. Segundo dados da Emater e Secretaria do Agronegócio (Sagri), a área plantada supera a casa dos 8.000 hectares.

O extensionista da Emater, Petrônio Silva, ressaltou que só com lavouras de trigo sequeiro são 6.000 hectares de área plantada agora em 2023. Já as de trigo irrigado somam 2.100 hectares. “O total, com 8.100 hectares de lavouras, apresenta ligeiro acréscimo em relação à área plantada no ano passado, que ficou na casa dos 7.900 hectares”, relatou o técnico.

Petrônio informou que nas lavouras de sequeiro, o trigo está bem granado, sendo que em 15 dias, no máximo, a colheita terá início. Já o irrigado, provavelmente, na segunda quinzena de agosto. Em razão das boas condições do clima e uso de tecnologia de ponta, o extensionista entende que a produtividade será boa. Ele acredita que o grão colhido no sequeiro deve beirar os 3 mil quilos por hectare, enquanto o irrigado vai ultrapassar 5 mil quilos de trigo por hectare.

O produtor Cláudio Otoni produz trigo irrigado na região de Santa Fé. São dois pivôs e as lavouras estão bem desenvolvidas e uniformes. A expectativa é de alta produtividade.

Outro ponto importante do trigo produzido em Uberaba, salientou o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, é a qualidade dos grãos do cerrado. “A aceitação pelo mercado é tão grande, que a maioria já tem produção casada com a venda para moinhos”, disse ele, destacando a importância da Embrapa neste processo de melhoramento da semente de trigo, com a obtenção de variedades resistentes ao clima tropical.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por