Os testes fornecerão dados técnicos importantes sobre o dimensionamento da capacidade de produção de água, que também farão parte do pedido de outorga junto aos órgãos ambientais do estado (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) reprogramou para o período da tarde desta sexta-feira (16) o início dos testes de vazão do novo poço profundo tubular do Centro de Reservação 11, no Conjunto Uberaba I.
O trabalho consistirá no bombeamento da água do poço, com o auxílio de bombas submersas. Ele estava programado para a semana passada, mas foi adiado por necessidade de ajustes técnicos nas bombas. O processo envolve várias fases que medirão os níveis e a vazão da água e tem previsão de ser concluído no domingo à noite, dia 18. A água expelida para a superfície ainda é imprópria para o consumo e seu descarte ocorrerá na Rua Lino Litério Macedo, na lateral do reservatório.
Os testes fornecerão dados técnicos importantes sobre o dimensionamento da capacidade de produção de água, que também farão parte do pedido de outorga junto aos órgãos ambientais do estado.
A perfuração do poço foi concluída em outubro e alcançou uma profundidade de 572 metros. A descida do revestimento com a tubulação de aço, que é o encamisamento do poço, também já foi finalizada. A expectativa de início de operação do poço profundo é para o primeiro semestre de 2024.