O consumo pode ser o dobro do normal na Semana Santa
Na Quarta-feira de Cinzas tem início a Quaresma, período de 40 dias entre o Carnaval e a Semana Santa. Para os católicos, é um período de penitência, onde muitos se abstêm de comer carne vermelha. Com isso, a tendência é aumentar o consumo de peixes nesta fase, e muitas peixarias de Uberaba já se preparam para o crescimento das vendas, mantendo a expectativa elevada. O aumento da venda de pescados aguardado para a Quaresma nas peixarias de Uberaba é de cerca de 50%, principalmente na Semana Santa.
Windson Aparecido de Carvalho trabalha com pescados no bairro Fabrício e conta que espera, para este ano, um aumento de 50% a 100% nas vendas para a Semana Santa. Já para os demais dias da quaresma, o aumento aguardado é mais modesto, entre 15% e 20%, o que não deixa de ser um aumento considerável.
Segundo Windson, o aumento da venda de peixes vem reduzindo no período da quaresma a cada ano. “Dos últimos cinco anos para cá, desde quando comecei a trabalhar no ramo, infelizmente, a gente tem notado que só teve queda nas vendas no período, ano após ano”, ressalta.
Cenário inverso tem sido observado por Luzinete Pereira Santos, que trabalha em uma peixaria no bairro Fabrício. Segundo ela, as vendas de pescados aumentam mais a cada ano.
Os pescados mais vendidos no período são o bacalhau, especialmente na Semana Santa, e o filé de tilápia durante toda a quaresma. Peixes em posta, como o surubim e o dourado, também têm boa saída. Além dos peixes, frutos do mar acompanham o crescimento das vendas, com maior destaque para o camarão.