Com Dia das Mães e ExpoZebu, comércio local já sente o impacto positivo no aumento de demanda
Lojas online (Foto/Ilustrativa)
O primeiro semestre de 2023 é significativamente favorável para o comércio de Uberaba. Há ótimas perspectivas de rendimento para as empresas locais com as datas festivas tradicionais, mas o empresário precisa estar atento às mudanças do mercado para poder embarcar na onda de vendas prevista. A atenção deve ser redobrada com a tendência de compras online, e as lojas híbridas podem ser a solução.
Esqueceu do presente? Comércio de rua em Uberaba tem horário especial para o Dia das Mães
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, nesta quarta-feira (10), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Fernando Xavier, relembrou que os primeiros seis meses do ano trazem boa perspectiva de vendas para o comércio local. Além das datas comemorativas, houve impacto de quase 20% nas lojas da cidade com a 88ª ExpoZebu, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 7 de maio.
Fernando Xavier reforça que as mudanças de mercado exigem uma adaptação rápida e essencial nas práticas de vendas. Por isso, o empresário deve priorizar o bom atendimento presencial, visto a tendência de aumento das compras online. Em contraponto, ele revela que há uma pesquisa a nível nacional comprovando que cerca de 70% dos consumidores preferem as compras presenciais, podendo ver o produto antes de pagar.
“É importante estar com as lojas bonitas, bonitas vitrines, com um bom estoque, e batemos muito forte que precisamos nos preocupar muito com o nosso atendimento. (...) Temos uma pesquisa da CDL que fala que 70% dos consumidores ainda têm preferência pela loja física, que ainda preferem pegar na mão, ver o produto presencialmente, ter o nome falado. Então temos que tirar proveito disso. Temos que atender muito bem nosso cliente”, orienta o representante classista.
No entanto, Xavier diz que “o online veio para ficar”, e o comerciante deve estar disposto a implantar o modelo híbrido de vendas para embarcar na onda de lucros prevista para o primeiro semestre deste ano. “A compra online é muito mais simples. Orientamos o nosso empresário a fazer a venda online, que chegou para ficar. Nós acreditamos que o caminho é ter lojas híbridas, com lojas online e físicas. Esse é o futuro dos empresários aqui em Uberaba e eles devem aplicar a modalidade da maneira mais rápida possível para aumentar as vendas”, finaliza.