
Data movimento diversos setores com boas expectativas (Foto/Divulgação)
O comércio de Uberaba deve registrar uma Black Friday mais movimentada este ano, segundo projeção da Fecomércio e avaliação do gerente executivo do Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio), Thiago Árabe. Em entrevista ao programa Pingo do J, ele afirmou que a data segue sendo uma oportunidade estratégica para o lojista — especialmente para queima de estoque, renovação de mercadorias e atração de novos clientes — mas reforçou que os consumidores devem redobrar a atenção para evitar golpes e falsas promoções.
Árabe explicou que a Black Friday não foi regulamentada na convenção coletiva deste ano justamente para ser opcional, já que nem todas as lojas aderem às promoções. Ainda assim, a expectativa para 2025 é positiva. “A pesquisa da Fecomércio aponta que teremos uma Black Friday aquecida. É um momento oportuno para o empresário limpar estoque, atrair novos clientes e fazer campanhas mais agressivas”, afirmou.
Apesar do otimismo, o especialista reforçou que os consumidores precisam comparar preços para não cair na chamada “Black Fraude”, quando produtos aparecem com descontos falsos ou pouco vantajosos. “Quem está interessado em comprar algum tipo de produto, deve pesquisar para não cair em golpe, que existe muito”, alertou.
Varejo local pode se beneficiar do décimo terceiro
Um fator que deve impulsionar as vendas é a data coincidir com o prazo final de pagamento da primeira parcela do 13º salário, o que ajuda muito o comércio. Embora a Black Friday tenha origem no e-commerce e seja dominada por grandes plataformas como Amazon e Mercado Livre, o varejo físico de Uberaba pode — e deve — aproveitar o momento para se destacar.
“Para o empresário de Uberaba, é hora de investir em marketing. A Black Friday sempre foi muito forte no online, mas o objetivo principal da data é limpar estoque. A pessoa entra na sua loja por causa de um produto barato e, com um bom atendimento, acaba levando outras coisas”, afirmou Árabe.
O gerente do Sindicomércio lembrou ainda que a proximidade do Natal torna a Black Friday ainda mais estratégica para o setor. “É hora de decorar vitrine, fazer uma promoção diferente e limpar estoque, porque aí vem o Natal. Você já vem com produtos novos e consegue atrair mais clientes”, disse.