Além do promotor José Carlos Fernandes, participaram o diretor da ABCZ, Gilberto Barata; o pró-reitor da UFTM, Helder Paolini, e o membro da Associação de Peirópolis, José Carlos da Silva (Foto/Divulgação)
A 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba promoveu a primeira reunião do comitê gestor da Fundação Peirópolis. Criada em maio, por determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a comissão é formada por representantes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Associação de Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis.
Conforme o despacho do TJMG, o objetivo do comitê gestor é retomar os trabalhos da Fundação, especialmente de estímulo à educação e pesquisa, que estavam paralisados desde 2021.
“O recente reconhecimento do Geoparque Uberaba pela Unesco terminou por incentivar e motivar pessoas a retomar os trabalhos de educação e pesquisa, desenvolvidos pela Fundação Peirópolis, tornando possível a identificação de pessoas idôneas dispostas a assumir a gestão da fundação”, destacou o promotor José Carlos Fernandes Júnior.
Além do promotor, participaram do encontro o diretor da ABCZ, Gilberto Barata; o pró-reitor da UFTM, Helder Paolini, e o membro da Associação de Peirópolis, José Carlos da Silva.
“Na oportunidade, debatemos os critérios para adequação e reestruturação do estatuto social da Fundação, ficando estabelecido que, no prazo de 30 dias, nosso comitê deverá apresentar minuta da documentação estrutural. Sem dúvidas, é mais um passo importante para proporcionar bons frutos a toda a sociedade uberabense”, enfatizou Gilberto Barata.
O diretor da ABCZ lembrou que a Fundação Peirópolis foi instituída pelo pecuarista, proprietário da Nova Índia Genética e associado da ABCZ, Dirceu de Azevedo Borges.
“Um belo trabalho desenvolvido pelo Dr. Dirceu nas décadas de 1990 e 2000, que deixou um legado de conhecimento para toda a sociedade”, ressaltou.
A Fundação Peirópolis foi criada por Dirceu Borges em 1995, com a finalidade de promover atividades em valores humanos com natureza educativa, científica e cultural, e está localizada no bairro rural de Peirópolis, tombado pelo Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).