Atendimentos na sede
Denúncias Disk 100
Denúncias por telefone
Fechamento 2020
1680
103
203
Fechamento 2021
1683
85
365
Diferença %
0,17%
-17,4%
79,8%
Tabela/Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar de Uberaba apresentou um aumento de 7,4% nos atendimentos entre 2020 e 2021. Segundo os dados repassados pela Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), as denúncias por telefone aumentaram em 79,8% entre um ano e outro, enquanto pelo disque 100 diminuíram em 17,4%. Já os atendimentos presenciais aumentaram em 0,17%.
Entre os tipos de direitos violados, Negligência e Omissão estão colocadas na 1ª posição em quantidade de ocorrências, com 420 casos. Em segundo lugar vêm as denúncias de Violência Sexual, com 292 atendimentos e, em terceiro, Conflito Familiar 283 casos. A conselheira tutelar Elci Nunes explica que a soma dos direitos violados não são iguais ao número total de atendimentos, pois um caso pode se enquadrar em mais de um tipo de direito violado.
“As vezes, em um atendimento, eu não vou achar nenhum direito violado. As vezes eu recebo a denúncia e vou olhar, ela não procede. Mas, hoje, por exemplo, eu recebi uma denuncia de abandono de incapaz. De fato a mãe sai para trabalhar e deixa uma criança de 7 anos sozinha em casa e de tarde uma de 11. E junto desse atendimento, eu detectei que uma está fora da escola, porque a mãe não conseguiu vaga. Então, nesse atendimento, era uma denúncia, porém duas violações de direito”, explica Nunes.
Ao todo, no ano de 2021, 2.269 direitos foram violados em casos atendidos pelo Conselho Tutelar.