RECLAMAÇÕES

Consórcio S fará reunião com coletores para reforçar atenção na coleta de lixo em Uberaba

Medida foi motivada por reclamações recorrentes de moradores sobre resíduos deixados para trás após mudanças no cronograma

Dandara Aveiro
Publicado em 12/11/2025 às 11:01
Compartilhar

“Entrei em contato na segunda-feira para reclamar e me informaram que já havia um chamado em aberto na rua. Acredito que tenha sido algum vizinho, já que o caminhão não recolheu os sacos de ninguém”, contou um morador (Foto/Reprodução)

“Entrei em contato na segunda-feira para reclamar e me informaram que já havia um chamado em aberto na rua. Acredito que tenha sido algum vizinho, já que o caminhão não recolheu os sacos de ninguém”, contou um morador (Foto/Reprodução)

O Consórcio S, responsável pela coleta do lixo doméstico em Uberaba, informou que realizará uma reunião com as equipes de coletores para reforçar a necessidade de atenção durante o serviço, a fim de evitar que materiais descartados fiquem sem recolhimento. A medida foi anunciada após reclamações recorrentes de moradores de diferentes bairros, especialmente após a mudança no cronograma de recolhimento no município.

O caso mais recente ocorreu no bairro de Lourdes. Um morador da rua Crisântemo relatou ao Jornal da Manhã que o lixo não era recolhido havia cinco dias. Segundo ele, a última coleta aconteceu na quinta-feira (6) e, desde então, o acúmulo de resíduos causou mau cheiro e atraído insetos. “Entrei em contato na segunda-feira para reclamar e me informaram que já havia um chamado em aberto na rua. Acredito que tenha sido algum vizinho, já que o caminhão não recolheu os sacos de ninguém. Era para terem vindo no final de semana, já que a coleta, agora, acontece às terças, quintas e sábados”, contou o morador.

Em resposta, o Consórcio S afirmou que, conforme o controle de GPS, o caminhão passou normalmente pela via nos dias previstos. No entanto, após o registro da reclamação, uma equipe foi ao local na terça-feira (11) e constatou que haviam sacos de lixo em residências locais. A empresa informou que não foi possível determinar se os resíduos foram colocados após a passagem do veículo ou se houve falha pontual. “Teremos reunião com os coletores e vamos reforçar para que prestem mais atenção e não deixem nada para trás”, informou o Consórcio.

A empresa acrescentou que apenas uma reclamação formal foi registrada para o endereço denunciado e destacou que o alerta será repassado a todas as equipes, com o objetivo de garantir a eficiência do serviço e evitar novas falhas.

Outros casos

O Jornal da Manhã tem recebido relatos constantes de moradores sobre falhas e dúvidas relacionadas à coleta de lixo em Uberaba. Em outubro, o Consórcio S estudava retomar a coleta diária na avenida João XXIII, após reclamações de acúmulo de resíduos no canteiro central. (https://jmonline.com.br/cidade/consorcio-s-estuda-retomar-coleta-diaria-de-lixo-na-avenida-jo-o-xxiii-1.558540) Comerciantes relataram que a redução para três dias por semana vinha comprometendo a limpeza da via.

No mesmo período, moradores de bairros como Girassol 1 e Almirante Barroso também registraram queixas sobre o acúmulo de lixo, mesmo após a empresa reforçar os novos dias e horários de recolhimento. (https://jmonline.com.br/cidade/mudanca-na-coleta-de-lixo-ainda-gera-duvidas-e-transtornos-em-bairros-de-uberaba-1.554299) Segundo o Consórcio, as mudanças no cronograma, que alteraram o período e a frequência de coleta em diversas regiões, continuam em fase de adaptação por parte da população e, por isso, solicita que a população se atente aos novos dias e horários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por