Medida foi motivada por reclamações recorrentes de moradores sobre resíduos deixados para trás após mudanças no cronograma
“Entrei em contato na segunda-feira para reclamar e me informaram que já havia um chamado em aberto na rua. Acredito que tenha sido algum vizinho, já que o caminhão não recolheu os sacos de ninguém”, contou um morador (Foto/Reprodução)
O Consórcio S, responsável pela coleta do lixo doméstico em Uberaba, informou que realizará uma reunião com as equipes de coletores para reforçar a necessidade de atenção durante o serviço, a fim de evitar que materiais descartados fiquem sem recolhimento. A medida foi anunciada após reclamações recorrentes de moradores de diferentes bairros, especialmente após a mudança no cronograma de recolhimento no município.
O caso mais recente ocorreu no bairro de Lourdes. Um morador da rua Crisântemo relatou ao Jornal da Manhã que o lixo não era recolhido havia cinco dias. Segundo ele, a última coleta aconteceu na quinta-feira (6) e, desde então, o acúmulo de resíduos causou mau cheiro e atraído insetos. “Entrei em contato na segunda-feira para reclamar e me informaram que já havia um chamado em aberto na rua. Acredito que tenha sido algum vizinho, já que o caminhão não recolheu os sacos de ninguém. Era para terem vindo no final de semana, já que a coleta, agora, acontece às terças, quintas e sábados”, contou o morador.
Em resposta, o Consórcio S afirmou que, conforme o controle de GPS, o caminhão passou normalmente pela via nos dias previstos. No entanto, após o registro da reclamação, uma equipe foi ao local na terça-feira (11) e constatou que haviam sacos de lixo em residências locais. A empresa informou que não foi possível determinar se os resíduos foram colocados após a passagem do veículo ou se houve falha pontual. “Teremos reunião com os coletores e vamos reforçar para que prestem mais atenção e não deixem nada para trás”, informou o Consórcio.
A empresa acrescentou que apenas uma reclamação formal foi registrada para o endereço denunciado e destacou que o alerta será repassado a todas as equipes, com o objetivo de garantir a eficiência do serviço e evitar novas falhas.
Outros casos
O Jornal da Manhã tem recebido relatos constantes de moradores sobre falhas e dúvidas relacionadas à coleta de lixo em Uberaba. Em outubro, o Consórcio S estudava retomar a coleta diária na avenida João XXIII, após reclamações de acúmulo de resíduos no canteiro central. (https://jmonline.com.br/cidade/consorcio-s-estuda-retomar-coleta-diaria-de-lixo-na-avenida-jo-o-xxiii-1.558540) Comerciantes relataram que a redução para três dias por semana vinha comprometendo a limpeza da via.
No mesmo período, moradores de bairros como Girassol 1 e Almirante Barroso também registraram queixas sobre o acúmulo de lixo, mesmo após a empresa reforçar os novos dias e horários de recolhimento. (https://jmonline.com.br/cidade/mudanca-na-coleta-de-lixo-ainda-gera-duvidas-e-transtornos-em-bairros-de-uberaba-1.554299) Segundo o Consórcio, as mudanças no cronograma, que alteraram o período e a frequência de coleta em diversas regiões, continuam em fase de adaptação por parte da população e, por isso, solicita que a população se atente aos novos dias e horários.