Associados ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Uberaba realizarão hoje, a primeira
Associados ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Uberaba realizarão hoje, a primeira assembleia para a confecção das pautas de reivindicações, que serão encaminhadas aos empresários do setor. O encontro reunirá trabalhadores dos setores de gás, hidráulicos, sanitários e instalações elétricas, que discutirão as questões que entrarão na pauta de negociações.
De acordo com Paulo Wagner de Oliveira, diretor geral do Sindicato, entre as questões abordadas estão a instituição de planos médico e odontológico, cesta básica, convênios com empresas e reposições salariais. “Não podemos sonhar e achar que vai ter um grande aumento de salário, além da inflação. Discutiremos ganhos reais para a categoria e chegaremos a um número que seja viável e bom para todos nós”, afirma.
As outras duas assembleias acontecerão no sábado (5) e na terça-feira (8), e reunirão trabalhadores de empresas dos setores de cerâmica, olaria, mármores e granitos, cal, gesso e mobiliário dos municípios de Sacramento, Conquista, Veríssimo, Conceição das Alagoas e Delta. Ainda segundo Paulo Wagner, as negociações salariais incluirão não só o aumento do piso para os trabalhadores da construção civil, mas também o aumento dos salários de ingresso dos outros setores. “Aproximadamente 400 pessoas participarão das três assembleias e a expectativa é a de que cheguemos a um resultado no dia 17 de setembro”, completa o diretor.
As pautas, depois de finalizadas, ainda serão entregues à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), para que negocie junto às empresas do setor. A previsão é a de que até novembro, a categoria já tenha a resposta às reivindicações, e se reúna novamente para a elaboração da contra-proposta.