A proposta é que as clínicas atuem como pontos de atendimento primário, oferecendo os primeiros cuidados aos animais e estabilizando sua condição
Atualmente, não há maneira de socorro gratuito a animais errantes em Uberaba durante a madrugada (Foto/Ilustrativa)
Em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (21), o secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno da Silveira, revelou que há projeto para implementar parceria com as clínicas veterinárias 24 horas na cidade. Essa iniciativa visa melhorar o atendimento aos animais e suprir a ausência de um hospital veterinário com funcionamento ininterrupto.
Silveira destacou que a busca por recursos para desprender o projeto está em andamento, com o objetivo de ampliar o atendimento durante as 24 horas do dia. Até o momento, 27 clínicas foram identificadas como potenciais parceiras, das quais 12 já foram visitadas, sendo apenas uma delas relutante em assumir a parceria.
A proposta é que as clínicas aceitem os convênios e recebam a demanda dos horários não comuns, principalmente durante a madrugada, que hoje não consegue ser suprida. O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) fecha às 22h, o que impossibilita qualquer socorro gratuito a animais após esse horário.
"Como o hospital não é 24 horas, temos que buscar alternativas. E as clínicas estão nos bairros, são tentáculos do atendimento. Esse é um plano nosso de trabalho. Buscamos recurso para isso porque, para fazer o convênio, temos que credenciar", contou Edno.
Essa estratégia visa descentralizar e ampliar o acesso aos serviços veterinários da Superintendência de Bem-Estar Animal, já que as clínicas estão distribuídas pelos diversos bairros da cidade.
Segundo o secretário, um projeto já foi elaborado, mas a questão orçamentária ainda está em tratativa. Inicialmente, a proposta era realizar essa iniciativa em conjunto com o HVU, com a Uniube gerindo, inclusive, o ambulatório pet, que está abandonado. No entanto, devido às limitações financeiras, não foi possível concretizar dessa forma. E a alternativa de procurar as clínicas 24 horas pode não sair esse ano.