REDUÇÃO DE IMPACTOS

Corpo de Bombeiros ativa plano de contingenciamento para chuvas intensas em Uberaba

Com previsão de durar cerca de duas semanas, o plano foca em respostas rápidas a situações de risco e emergências relacionadas às chuvas em Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 31/10/2024 às 11:18Atualizado em 31/10/2024 às 11:20
Compartilhar

Em resposta às fortes chuvas que atingem Uberaba, o Corpo de Bombeiros ativou plano de contingenciamento, que deve permanecer em operação por, pelo menos, mais duas semanas. A medida tem caráter emergencial e busca reduzir os impactos das precipitações, facilitando respostas rápidas a ocorrências e mantendo equipes em alerta para dar suporte imediato à população.

Durante entrevista ao programa JM News 1ª edição, da Rádio JM, o Tenente BM Eduardo Mota Carvalho destacou que o plano estabelece o sobreaviso de equipes, aumentando a capacidade de atuação dos militares durante o período de chuvas intensas. “O Plano de Contingência é acionado em épocas como essa, de grandes chuvas, em que há maior volume de ocorrências. E, se necessário, ainda são acionadas equipes extras para conseguir atender todas elas,” afirmou.

Entre as principais ações previstas pelo plano estão salvamentos em áreas de alagamento, além de vistorias e intervenções para evitar incidentes graves. No último final de semana, por exemplo, em que uma grande quantidade de água foi registrada em Uberaba, diversas vias da cidade ficaram alagadas. Equipes foram acionadas para realizar o resgate de pessoas presas em veículos levados pela enxurrada. 

Atendimentos e cortes de árvores

Com a temporada de chuvas, o Corpo de Bombeiros também intensificou a atenção às árvores com risco de queda. Desde sábado (26), ao menos 35 árvores caíram em diferentes regiões de Uberaba, segundo o Tenente BM Eduardo Mota. A combinação de solo encharcado e ventos fortes tem contribuído para estes incidentes que, além de causarem transtornos e bloqueios temporários nas vias, podem ocasionar danos materiais e perigos à segurança pública.

Os bombeiros são treinados para conduzir o corte de árvores de forma técnica e segura, evitando riscos adicionais à população e protegendo as estruturas de imóveis próximos. Medidas preventivas, como podas e vistorias regulares, são fundamentais para reduzir o número de quedas e garantir a segurança da cidade.

Com o apoio da Defesa Civil e da Prefeitura de Uberaba, o Corpo de Bombeiros segue monitorando as áreas de risco e operando em caráter emergencial para atender de forma eficaz às ocorrências provocadas pelas chuvas.

Previsão do tempo

Uberaba segue em alerta para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão é de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos, com 40 a 60 km/h. Há previsão de chuva em Uberaba pelo menos até segunda-feira (4).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por