A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira (10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema (Foto/Divulgação)
O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), em Uberaba, recebeu três novas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que fazem parte do pacote de 18 veículos entregues a 13 cidades do estado. A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira (10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema.
Uberaba foi contemplada com duas unidades do modelo Auto Salvamento Leve (ASL) e uma Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), veículos que vão reforçar o atendimento a ocorrências de incêndio, salvamento e outras emergências na cidade e região. Ao todo, foram investidos R$ 15,5 milhões na aquisição das viaturas, com recursos provenientes de emendas parlamentares federais e estaduais.
A ASL é uma caminhonete 4x4, cabine dupla, com engate para reboque e plataforma deslizante para transporte de materiais. É utilizada em ocorrências que exigem pessoal especializado e materiais específicos, como salvamentos terrestres, aquáticos, em altura, mergulho e incêndios florestais.
Já o ABTS é um caminhão de 17 toneladas, com reservatório de 4 mil litros de água e bomba de incêndio. Ele é destinado a combate a incêndios urbanos e florestais, além de salvamentos em situações de alagamentos, acidentes próximos a rodovias ou em áreas rurais.
De acordo com o 8º BBM, as novas viaturas representam um reforço significativo à frota local. “Essas novas viaturas em nossa frota representam uma melhora na capacidade de atendimento das ocorrências dessas naturezas, sendo de grande relevância para a população uberabense”, destacou em nota enviada ao Jornal da Manhã.
Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema ressaltou a importância do investimento. “Esses veículos fazem toda a diferença. O Corpo de Bombeiros, que é tão importante e salva vidas, precisa ter equipamentos modernos e ágeis para cumprir sua missão em Minas Gerais”, afirmou.
A comandante-geral da corporação, coronel Jordana Daldegan, também destacou o impacto das novas entregas. “Essas viaturas são de combate a incêndio e salvamento, ou seja, é um pacote completo de serviço em busca, sempre, da segurança da sociedade”, disse.