A mesma operação é feita nas unidades de saúde, com intuito de viabilizar maior segurança aos usuários em Minas Gerais
Operação Rota de Emergência, deflagrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem agilizado processo de liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) das unidades de ensino, tanto do município, quanto no Estado.
A afirmação foi feita pelos tenentes Nilton Ferreira e Karla Batista, do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberaba, durante entrevista ao programa JM News 1ª Edição, na Rádio JM. De acordo com os bombeiros, o mesmo trabalho é realizado nas unidades de saúde do município.
“São simulados que estão acontecendo em algumas escolas da rede estadual, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), e com isso, muitas escolas estão conseguindo o AVCB, tanto as estaduais, quanto as municipais. Em relação às unidades de saúde, o Hospital Regional José Alencar possui o AVCB e o Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está em andamento”, informou o tenente Nilton Ferreira.
A Operação Rota de Emergência ainda teve como objetivo a testagem do plano de intervenção de incêndio dos hospitais públicos e privados de referência; o apoio na elaboração do plano de intervenção aos hospitais que não possuem; treinamento do público interno em situações de incêndio e pânico e a promoção do tema junto ao Sistema de Saúde mineiro.
Os simulados ajudam a identificar possíveis gargalos e situações que possam comprometer a execução das atividades de salvamento e o atendimento operacional em caso de real necessidade.
O AVCB é o certificado que atesta que edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, dimensionadas através da elaboração de Projeto Técnico Simplificado (PTS) ou Projeto Técnico (PT) e confirmadas em vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O tenente Nilton Ferreira lembrou que o AVCB tem validade de cinco anos. Mas, o Responsável Técnico (RT) pelas medidas de segurança, implantadas no estabelecimento é o responsável por conferir anualmente se iniciativas estão funcionando normalmente.
Alerta Vermelho
E, com a chegada dos festejos de fim de ano, o CBMMG também deflagrou a Operação Alerta Vermelho, para intensificar a fiscalização onde há maior concentração de pessoas. Conforme a tenente Karla Batista, o objetivo é orientação e prevenção a acidentes. A operação foi deflagrada em homenagem ao aniversário do imperador D. Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros.