TRIDIGITO

Corpo de Bombeiros reverte centralização e Uberaba continua a receber ligações do 193

Rafaella Massa
Publicado em 19/06/2024 às 11:06Atualizado em 19/06/2024 às 20:37
Compartilhar

Corpo de Bombeiros de Uberaba, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu reverter o processo de centralização do número de emergência 193. De acordo com projeto do governo estadual, que começou a ser implantado, todas as ligações seriam encaminhadas para Uberlândia. Segundo a comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ana Paula Borges, Uberaba permanecerá com os atendimentos em âmbito municipal e passará a ser a central das cidades da região do Triângulo Sul.

Ao JM News 1ª Edição, a comandante explica que a centralização é prevista no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, devido à finalização do contrato entre as empresas que fornecem as linhas e o governo de Minas. “As operadoras se posicionaram dizendo que não irão renovar os contratos com a Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais) para fornecimento das linhas analógicas. Nosso estado é o terceiro em furtos e roubos de cabos de telecomunicações. Então, diante disso, as operadoras optaram por essa troca de tecnologia, no sentido de diminuir esses prejuízos”, afirma.

Devido ao corte, o Corpo de Bombeiros realizou estudo estratégico para viabilizar a centralização das ligações, que passaram a ser distribuídas para seis regiões operacionais: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Governador Valadares.

“As operadoras pediram um período para fazer o transbordo nos municípios onde essas ligações chegam para essas centrais. E isso já está acontecendo. Por isso, de duas semanas para cá, percebemos essa migração das ligações de alguns municípios. Não é só de Uberaba. Outros municípios desta região, que é do 2ºCOB – Comando Operacional dos Bombeiros –, também estão tendo suas ligações direcionadas para a central de Uberlândia. Mas conseguimos reverter essa situação”, explica a tenente-coronel Ana Paula.

A reversão foi necessária devido ao convênio entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Uberaba, já existente, voltado para a regulação médica do Samu. A comandante explica que, com a centralização em Uberlândia, o serviço sofreria prejuízo. “Por conta desse convênio que temos, de cooperação com a Prefeitura, para a regulação médica feita nos nossos atendimentos pré-hospitalares, não conseguiríamos transferir as ligações que caem na central de Uberlândia para a regulação médica do Samu aqui, em Uberaba. Isso atrasaria a passagem da informação e o atendimento da vítima”, esclarece.

Dessa forma, será feita uma regionalização nos atendimentos telefônicos do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, que passará a receber as ligações de todo o Triângulo Sul. A tenente-coronel Ana Paula explica que esses municípios já são da responsabilidade do 8ºBBM, apesar de alguns contarem com unidades próprias do Corpo de Bombeiros. “No início do mês de julho, teremos militares dessa diretoria vindo para Uberaba para fazerem a instalação da nova central telefônica digital”, revela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por