IMPACTO NA ENTREGA

Correios mantêm cerca de 180 funcionários em Uberaba em meio à redução de pessoal

Sindicato aponta enxugamento do quadro, sobrecarga de carteiros e falta de continuidade administrativa como entraves à competitividade da estatal

Dandara Aveiro
Publicado em 03/01/2026 às 16:59Atualizado em 03/01/2026 às 17:42
Compartilhar

Os Correios contam atualmente com cerca de 180 funcionários em Uberaba, entre carteiros e trabalhadores do setor administrativo. O número, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Uberaba (Sintect-Ura), Wolnei Cápoli, reflete um processo contínuo de redução do quadro funcional, que impacta diretamente a qualidade do serviço e as condições de trabalho na estatal. 

De acordo com Cápoli, o município possui três agências próprias dos Correios, localizadas na rua João Pinheiro, na avenida Deputado José Marcus Cherém e na Agência Central, além de unidades franqueadas em diferentes bairros da cidade. Ele explica que, embora a estrutura física ainda exista, a diminuição do número de trabalhadores compromete a operação diária e amplia a área de atuação de cada carteiro.  

Com 29 anos de atuação nos Correios, Cápoli relatou que o enxugamento do quadro atinge principalmente os trabalhadores da base. Segundo ele, áreas que antes contavam com vários trabalhadores, hoje são atendidas por apenas um profissional, mesmo com o volume elevado de encomendas. “Em Uberaba, os Correios contam com cerca de 180 funcionários, entre carteiros e trabalhadores do setor administrativo. Mas, antes, onde trabalhavam dois, três ou quatro carteiros, hoje tem um só para cobrir toda aquela área. E, mesmo com a queda das cartas e telegramas, as encomendas continuam muito grandes”, explicou. 

Apesar das dificuldades, o sindicalista destaca que a empresa ainda mantém alto grau de confiabilidade junto à população. Segundo ele, os Correios contam com profissionais qualificados, inclusive com formação em logística, mas que os cargos estratégicos continuam sendo ocupados por indicações políticas, o que limita o aproveitamento técnico interno e dificulta a modernização da empresa.  

“Os Correios têm profissionais extremamente capacitados e comprometidos, que conhecem a operação e poderiam contribuir muito para a modernização da empresa. O problema é que, muitas vezes, as decisões estratégicas não passam pelo critério técnico. Enquanto cargos importantes forem ocupados por indicações políticas, a empresa vai continuar tendo dificuldade para se reinventar e competir de igual para igual no mercado”, destacou. 

Gestão instável e desafios de mercado 

Na avaliação do sindicalista, a perda de competitividade dos Correios está diretamente relacionada ao fim do monopólio das encomendas, mantido apenas no serviço de cartas. Segundo ele, a estatal deveria ter recebido investimentos estratégicos para se modernizar e disputar espaço no mercado de logística, especialmente diante do crescimento do comércio eletrônico. “A partir do momento em que se quebrou o monopólio das encomendas, os Correios precisariam ter tido investimentos para se fortalecer e se transformar para serem competitivos”, explicou. 

Para o vice-presidente do Sintect-Ura, a ausência de continuidade administrativa é um dos fatores que dificulta a recuperação da empresa. Ele observa que a troca frequente da presidência impediu a consolidação de projetos estruturantes e o aproveitamento de iniciativas já em andamento. “A gente troca a presidência igual se troca a prefeitura. Até estruturar um trabalho, até colocar nos trilhos, não dá tempo. Projetos como o marketplace já deveriam estar funcionando há muito tempo”, concluiu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por