Obra emergencial será realizada na avenida Doutor José Maria dos Reis, a partir desta quinta (16), e o tráfego ficará parcialmente interditado, fluindo em faixa única
Depois de a Codau realizar obra no pontilhão, o buraco voltou a se abrir na terça-feira, em virtude das fortes chuvas (Foto/Prefeitura)
Mesmo após realizar reparo em cratera aberta no pontilhão da avenida Doutor José Maria dos Reis, no início de fevereiro, situação semelhante voltou a ocorrer na terça-feira (14). A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) se mobilizaram novamente para obras emergenciais no local.
Entenda: Parte do asfalto cede e abre cratera no viaduto da rua Dr. José Maria dos Reis; local é isolado
Segundo o titular da Sesurb, Anderson Passos, nessa quarta-feira, após avaliação técnica, ficou definido que a partir desta quinta (16) será implantado um sistema emergencial de fundação de base para contenção provisória da erosão, com maquinário pesado, até que seja dada solução definitiva.
Nos próximos três dias, serão colocadas pedras grandes em bags plásticos, para dar sustentação àquela terra que saiu do local. Em seguida, será realizada nova recomposição do pavimento do terreno abaixo do pontilhão. “Assim que for vencido o período de chuvas intensas, haverá a necessidade de definição do problema, com alinhamento entre a Prefeitura, Codau e VLI, já que a via férrea passa sob o viaduto".
Ele explicou que foi detectada uma “patologia” na pavimentação asfáltica do pontilhão, sendo um processo erosivo, envolvendo a drenagem daquele trecho em ambos os lados. No entanto, à direita de quem está subindo no sentido bairro Estados Unidos–Boa Vista, houve um solapamento maior da terra que estava logo abaixo, expondo parte da estrutura, com abertura de um buraco de, aproximadamente, um metro de diâmetro, adjacente à boca de lobo que existia no local.
Enquanto são realizadas as obras emergenciais, o trânsito segue interditado parcialmente no viaduto, fluindo em faixa única.