O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba, começou nesta segunda-feira (23) a realização de rodas de conversa com estudantes do 9° ano de três escolas municipais, como parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.
A E.M. Geni Chaves foi a primeira escola a receber palestra, direcionada aos alunos, sobre a conscientização pela saúde mental e preservação da vida.
A iniciativa surgiu a partir do podcast "Se liga no laço - Setembro Amarelo", apresentado pelo educador social e professor Cristian Vicente Rodrigues, técnico do Creas, em parceria com a psicóloga e escritora Larissa Cruz e os alunos do 9º ano Milary Noni e Yan Willow. Tanto o episódio quanto as palestras discutiram a temática com uma linguagem mais próxima e acessível aos jovens.
“Trazer as rodas de conversa e a publicação do podcast “Se liga no laço” é um serviço de utilidade pública que atinge toda a comunidade. Convivendo com adolescentes no cotidiano escolar e no Creas pude observar o quanto a questão da saúde mental precisa ser destacada, pois, não são poucos os jovens que apresentam queixas nessa área. A ideia é popularizar as informações que possam realmente ajudar as pessoas e salvar vidas”, explicou o professor.
De acordo com a gerente do Creas, Camila Tertuliano de Oliveira, tratar de saúde mental com adolescentes exige cuidado, pois eles estão em uma fase de intensas transformações. “Nossa proposta é abordar o tema de forma leve e acolhedora, mostrando, principalmente, que eles não estão sozinhos", destacou Camila.
As rodas de conversa ainda serão realizadas nas escolas municipais Niza Marquez Guaritá, no dia 24 de setembro, e Terezinha Hueb de Menezes, dia 25, sempre no período da manhã, a partir das 8h.
Para assistir ao episódio "Se liga no laço - Setembro Amarelo" clique aqui.