Alterações no serviço de transporte coletivo já estão valendo desde o último sábado. Estudos técnicos realizados por equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) identificou a necessidade de mudanças em função do crescimento de bairros e da demanda de usuários.
De acordo com diretor do departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo da Seplan, Claudinei Nunes, as mudanças são gradativas e necessárias, conforme aponta estudo realizado. “Algumas linhas de ônibus tiveram, inclusive, trajeto estendido e outras se tornaram mais rápidas.”
A linha 17, que faz trajeto Uniube/Santa Maria, sentido Uniube/Centro, passou a ter como trajeto a avenida Santos Dumont até o aeroporto, entrando à esquerda na avenida Nenê Sabino, virando na rua Goiás e depois seguindo diretamente para o centro da cidade. “Essa linha foi estendida até a avenida Edilson Lamartine Mendes, e os moradores do bairro Santa Maria têm agora a opção, pois ela está sendo mais rápida para o centro da cidade.”
Outra que teve alteração é a linha 62, que percorre Josa Bernardino/Via Parque São José. O trajeto passou a ser rua Rubens Martins, entrando na rua Rosalina Maria de Araújo, rua Renato José Prudêncio (rua paralela à linha férrea), avenida José França, rua Gustavo Melo Borges, rua Vitor Hugo de Oliveira Júnior e avenida São Paulo, retornando ao mesmo itinerário.
A linha 21, que faz Alfredo Freire/Valim de Melo, também sofreu mudanças, passando a ter ligação com o bairro Beija-Flor, ficando mantidos os horários de atendimento ao Distrito Industrial 1.
Porém, a maior alteração aconteceu na linha 28, que atualmente é denominada Jardim Morumbi/Centro. Além da alteração em seu horário e itinerário, ela passou a ser denominada Jardim Copacabana, via avenida João XXIII ou via Uniube/Prefeitura. Para atender aos usuários desta linha, mais dois ônibus foram agrupados àqueles que já cobriam a região, passando de três para seis ônibus. Com isso o tempo de espera do usuário será reduzido.
Já a Linha 59 – Cássio Resende/Uniube sofreu alteração em seu itinerário no Residencial Estados Unidos e no bairro Santa Maria e em seu quadro de horários. Segundo Claudinei, as alterações nas linhas 21, 28 e 59 estão sendo informadas através de panfletos distribuídos à população desde o último dia 11. Nos trechos alterados foram instalados abrigos nos pontos de parada do transporte coletivo.