Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia fecharam acordo que garante internet banda larga a baixo custo
Acordo fechado entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia garante que o serviço de internet banda larga a baixo custo seja oferecido em todo o país, sendo que dentro de 90 dias as operadoras devem começar a oferecer o plano. Em Uberaba, o diretor regional da CTBC, Luiz Eduardo da Cunha Peppe, confirma que a cidade vai ser contemplada, mas o prazo para que isso aconteça ainda vai ser estudado.
O diretor detalha que a Algar Telecom, empresa detentora da marca CTBC, assinou na noite de quinta feira o termo de adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), atendendo ao esforço do Ministério das Comunicações de democratizar o acesso à Internet, uma das metas do Governo Federal. Ele acrescenta que, na próxima semana, vão ser definidas a forma de implantação do novo plano e a data em que ele deve chegar à cidade. “A empresa se compromete a atender os termos ajustados junto ao Ministério e deverá esclarecer mais detalhes do acordo nos próximos dias.”
O plano a ser disponibilizado vai oferecer internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) a R$ 35 por mês. Nos locais onde as empresas não conseguirem oferecer o serviço banda larga fixa vai haver a oferta de internet móvel. A expectativa é de que a alternativa chegue a 70% dos domicílios brasileiros até 2014. Até lá, a velocidade deve aumentar para até 5 Mbps. Em relação à qualidade do serviço, o Ministério das Comunicações divulgou que até outubro será votado um regulamento para estabelecer regras que devem ser seguidas por todas as empresas que oferecem a internet fixa e móvel.